Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na manhã deste sábado (17), um vídeo que mostra uma abordagem da Brigada Militar a um homem negro viralizou nas redes sociais. O caso aconteceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e gerou grande repercussão.
Nas imagens, é possível ver o homem negro denunciando uma tentativa de homicídio por parte de um homem branco. Ele relata aos policiais que o homem branco tentou golpeá-lo com uma faca no pescoço.
No entanto, o vídeo mostra que a ação da Brigada Militar se concentra no homem negro, que é pressionado contra a parede por quatro policiais, algemado e colocado em uma viatura. O homem branco, por outro lado, não é abordado pelos agentes.
Diante da repercussão do caso, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, determinou a abertura de uma sindicância para investigar a conduta dos policiais.
“Sobre a prisão de um homem negro que seria vítima de tentativa de homicídio em POA, determinamos via Corregedoria da @brigadamilitar_ a abertura de sindicância para ouvir imediatamente testemunhas e apurar as circunstâncias da ocorrência, com a mais absoluta celeridade”, escreveu Leite em rede social.
“Renovo minha absoluta confiança na @brigadamilitar_ e nos homens e mulheres que compõem nossas forças de segurança. Inclusive, em respeito aos dedicados profissionais que as integram, é que a apuração da conduta será célere e rigorosa”, complementou o governador.
Eis o vídeo abaixo:
DENÚNCIA RACISMO | O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, determinou abertura de sindicância na Brigada Militar do RS sobre episódio denunciado como racismo.
Saiba mais no site da Agência Brasil.
🎥 @nietzsche4speed / Redes Sociais pic.twitter.com/c2UQr1EGhl — Agência Brasil (@agenciabrasil) February 18, 2024