Brasil

Governo do Paraná recolhe livro de escolas por conter descrição de cenas de sexo

(Divulgação)

O Governo do Paraná determinou a retirada de circulação do livro “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório, das bibliotecas das escolas estaduais de ensino médio do estado. A decisão, tomada pela Secretaria Estadual de Educação (SEED), gerou polêmica e críticas por parte do autor e de outros membros da comunidade literária.

Em suas redes sociais, Tenório classificou a ação como “censura” e comparou-a à repressão durante o regime militar. Ele ressaltou que nenhuma autoridade tem o direito de determinar o recolhimento de materiais pedagógicos sem ferir princípios democráticos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A SEED justificou a medida alegando que, embora a temática do livro seja importante para o contexto educacional, algumas expressões, jargões e descrição de cenas de sexo presentes na obra podem ser inadequados para menores de 18 anos. A Secretaria também informou que revisa regularmente os materiais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), incluindo “O Avesso da Pele”, para apoiar os professores no trabalho pedagógico alinhado com os objetivos de aprendizagem.

Vencedor do Prêmio Jabuti de romance literário em 2021 e parte do PNLD do Ministério da Educação (MEC), “O Avesso da Pele” conta a história de Pedro, que após a morte do pai, assassinado durante uma abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Recentemente, a diretora de uma escola no Rio Grande do Sul também criticou publicamente o livro, chamando atenção para o que considerou ser um “vocabulário de baixo nível”.

Em suas redes sociais, Jeferson Tenório comparou a ação do governo à censura durante o regime militar, enfatizando que nenhuma autoridade deveria ter o poder de determinar o recolhimento de materiais pedagógicos sem violar os princípios democráticos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Por sua vez, a Secretaria Estadual de Educação declarou em comunicado que revisa regularmente os materiais do PNLD, incluindo “O Avesso da Pele”, visando apoiar os professores em suas práticas pedagógicas alinhadas com os objetivos de aprendizagem.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile