Uma nova onda de calor está prevista para atingir partes do Brasil nos próximos dias, conforme alertas do Climatempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser as mais afetadas pelo aumento das temperaturas, impulsionado pelo ar quente e seco proveniente do Chaco Paraguaio e norte da Argentina.
Entre os dias 11 e 15 de março, espera-se que as regiões Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo enfrentem temperaturas acima da média. Em áreas como o oeste da região Sul e o sudoeste de Mato Grosso do Sul, o aumento de temperatura pode exceder os 5°C, configurando uma onda de calor significativa. Recomenda-se que a população se mantenha hidratada e evite exposição ao sol durante os períodos mais quentes do dia.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Durante os dias de calor intenso, medidas de precaução são essenciais, como o uso de roupas leves, a aplicação frequente de protetor solar e evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. Sintomas de exaustão e insolação, como tontura e náuseas, devem ser observados pela população.
Após a passagem de uma frente fria pelo Sul e Sudeste, as temperaturas devem voltar a subir em todo o Brasil no fim de semana e permanecer elevadas até o final do verão. Previsões do Climatempo indicam chuvas mais isoladas, com pancadas em algumas regiões.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Previsões para algumas capitais:
- São Paulo: Máximas acima de 30°C até o final do verão. Chuvas no fim de semana e na semana do dia 18.
- Rio de Janeiro: Máximas acima de 32°C. Maior volume de chuvas até terça-feira (12).
- Belo Horizonte: Termômetros acima de 30°C. Chuva praticamente todos os dias até o final do verão.
- Capitais do Nordeste: Máximas em torno de 30°C e pancadas de chuva diárias.