Brasil

Polícia Federal realiza “Operação Escafandria” e prende 10 pessoas por envolvimento em tráfico de drogas

Divulgação/PF via CP

Na manhã desta terça-feira, a Polícia Federal iniciou a Operação Escafandria, visando desmantelar uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas operante no Porto de Rio Grande, localizado no Sul do estado. As autoridades federais, juntamente com a Marinha, a Receita Federal, a Brigada Militar e agências policiais europeias, estão colaborando nas diligências. Até o momento, 10 indivíduos foram detidos, nove no Brasil e um na Alemanha.

O nome da operação alude aos escafandristas, profissionais responsáveis por atividades subaquáticas. Isso ocorre devido ao método utilizado pela facção para enviar cocaína para outros países, envolvendo mergulhadores que ocultavam a droga em um compartimento denominado ‘caixa de mar’. Tal espaço é situado na parte externa do casco das embarcações, tendo função de resfriar o motor, abastecer o sistema de combate a incêndio e descarregar água.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A operação envolve a execução de 12 mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão, abrangendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na Alemanha, as ações estão sendo conduzidas em cooperação com as autoridades policiais internacionais, incluindo a Europol e a polícia alemã.

A investigação teve início em 2022, após o recebimento de informações sobre uma facção operante em Rio Grande, com ramificações também em Santa Catarina e Paraná. Este grupo é suspeito de estar envolvido no transporte de uma carga de 198 quilos de cocaína, apreendida em agosto do ano anterior pela Guardia Civil da Espanha, no Porto de Las Palmas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile