Brasil

Polícia Federal realiza ‘Operação Lesa Pátria’ em oito estados para investigar invasões a instituições públicas

Foto: Divulgação PF

A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira (16) a 26ª fase da Operação Lesa Pátria, realizando 18 mandados de busca e apreensão em oito estados diferentes. O propósito é identificar indivíduos envolvidos no financiamento, estímulo e promoção dos eventos ocorridos em 8 de Janeiro, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por pessoas que causaram danos materiais e violência contra as propriedades e objetos dessas instituições.

Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados, enquanto se estima que os danos ao patrimônio público possam chegar a R$ 40 milhões. Os delitos sob investigação incluem, em teoria, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, e destruição ou inutilização de bens especialmente protegidos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os mandados estão sendo cumpridos nos seguintes estados: Rio Grande do Norte (1), Santa Catarina (1), Pará (4), São Paulo (1), Minas Gerais (3), Espírito Santo (4), Tocantins (1) e Mato Grosso do Sul (3). As investigações permanecem em andamento, e a Operação Lesa Pátria é uma iniciativa contínua, com atualizações regulares sobre o número de mandados judiciais expedidos e pessoas detidas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile