Brasil

PF faz operação contra corrupção em contrato de ar-condicionado no interior do Piauí

Foto: SINPEF/PE

A Operação 45 Graus, realizada pela Polícia Federal (PF) em colaboração com a Controladoria-Geral da União (CGU) nesta sexta-feira (19), tem como objetivo desmantelar uma associação criminosa envolvida em corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes em licitações.

Agentes da PF e da CGU estão executando 15 mandados de busca e apreensão, sendo 12 em Miguel Alves/PI e três em Teresina. Todos os mandados foram autorizados pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí, que também determinou o bloqueio de bens e valores no valor de R$ 1 milhão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As investigações, lideradas pela Delegacia da PF em Parnaíba/PI, tiveram início após uma auditoria técnica da CGU identificar indícios de fraude em um processo licitatório realizado pela prefeitura de Miguel Alves para contratar empresas de serviços de manutenção e limpeza de ar-condicionado.

Os dados coletados durante as investigações também revelaram transferências de dinheiro para contas de terceiros (“laranjas”) na tentativa de dissimular a ilegalidade do esquema. Há suspeitas de envolvimento de funcionários públicos municipais em atos de corrupção.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os envolvidos podem ser acusados de diversos crimes, incluindo obstrução da competitividade em licitações, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, associação criminosa, entre outros ilícitos que possam surgir durante as investigações.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile