Brasil

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) estendeu o prazo final para as convocações da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2024 até 17 de maio.

Anteriormente programada para encerrar na próxima terça-feira (30), essa etapa do processo seletivo recebeu uma prorrogação, conforme anunciado no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (26).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No primeiro semestre deste ano, o Fies disponibiliza 67.301 vagas para estudantes. Desde 28 de março até o momento, o MEC já realizou cinco chamadas de candidatos em listas de espera do programa.

As vagas não preenchidas neste semestre serão disponibilizadas novamente no processo seletivo do segundo semestre de 2024. Estima-se que ao longo do ano, o Fies oferecerá um total de 112.168 vagas em ambos os processos seletivos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para concluir o processo e garantir o financiamento, os estudantes devem comparecer à instituição de ensino escolhida, contatar a comissão permanente responsável pelo Fies na instituição e apresentar a documentação necessária. Somente após essa etapa, eles deverão procurar o banco que concederá o empréstimo.

O Fies oferece financiamento para estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas que aderiram ao programa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para solicitar o financiamento, os candidatos que estão na lista de espera devem ter participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e alcançado uma média de pontuação igual ou superior a 450 pontos, além de uma nota de redação igual ou superior a 400. Outro critério é a renda familiar mensal, limitada a três salários mínimos por pessoa (R$ 4.236,00).

Por meio do programa, os beneficiários do financiamento público podem estudar em uma faculdade e pagar o valor somente após a graduação, com o início do pagamento logo após a formatura.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para famílias com renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa (R$ 2.118), não é necessário apresentar um fiador, e a taxa de juros será zero para todos os estudantes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile