Brasil

Rio Taquari atinge nível histórico e Defesa Civil Pede Evacuação Imediata

(X)

Na noite desta quarta-feira (1º), o rio Taquari atingiu uma marca histórica, ultrapassando os 30 metros, conforme divulgado pela MetSul. Esta é a maior elevação registrada desde o início das medições, superando os registros de 1941 e 2023. A previsão é de que o volume de água continue aumentando nas próximas horas.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu uma “orientação expressa” nesta quarta-feira, instruindo os moradores do Vale do Taquari a deixarem áreas de risco. A recomendação abrange os municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado e Lajeado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os temporais que assolam o estado desde segunda-feira (29) já causaram 10 mortes, 21 desaparecimentos e 11 feridos. Segundo o último boletim da Defesa Civil, há 4,4 mil desalojados e desabrigados em todo o estado.

Vale ressaltar que o Vale do Taquari foi a mesma região impactada pelo ciclone seguido de enchentes em setembro de 2023, que resultou na morte de 54 pessoas, com quatro ainda desaparecidas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em seu comunicado, a Defesa Civil salientou que o Rio Taquari “vem recebendo volumes expressivos de água devido às fortes chuvas dos últimos dias e está ultrapassando sua cota de inundação de forma extraordinária”. Os moradores de áreas de risco são aconselhados a buscar abrigos públicos ou outros locais seguros.

“Para aqueles que não têm opções alternativas, recomendamos que procurem informações junto à Defesa Civil de sua cidade sobre os abrigos públicos disponibilizados pelas prefeituras, rotas de fuga e pontos de segurança”, destacou o órgão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além do rio Taquari, também há alertas de inundação nos rios Caí e Jacuí.

“Infelizmente, a situação deste ano deverá ser pior que a de 2023. Veremos ainda um aumento nos níveis dos rios devido às chuvas. Então, é crucial que as pessoas se protejam e busquem abrigo em locais seguros, longe do perigo das inundações. Também pedimos que tomem cuidado com locais de encostas, onde pode haver deslizamentos devido ao encharcamento da terra”, frisou Leite.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O governador também pediu às pessoas que não se exponham a riscos tentando acessar áreas afetadas pelas chuvas. Devido à situação grave, a Defesa Civil estadual ressaltou que é muito importante as pessoas levarem a sério as informações que são passadas, visto que a situação nos próximos dias deve se agravar ainda mais.

Alertas

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.

Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile