Brasil

Governo prevê Guaíba acima de 3 metros durante todo o mês de maio

Foto: Prefeitura de Guaíba/Divulgação

O estado do Rio Grande do Sul está diante da possibilidade de enfrentar um nível do Guaíba acima dos 3 metros ao longo do mês de maio, conforme previsão do governo estadual. No sábado (4), o lago que circunda Porto Alegre ultrapassou a marca de 5 metros devido às intensas chuvas que assolaram a região nos últimos dias, resultando em inundações em cidades como Canoas, Eldorado do Sul e Guaíba.

Pedro Luis de Camargo, hidrólogo da sala de situação do Rio Grande do Sul, alertou durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais conduzida pelo governador Eduardo Leite (PSDB), que a situação é preocupante. Ele comparou a situação atual com a enchente de 1941, destacando que o Guaíba poderá permanecer acima dos 3 metros por um período considerável.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Não temos um prognóstico muito favorável devido à grande quantidade de água proveniente do rio Jacuí. Estamos prevendo que o nível do Guaíba permaneça nessa faixa elevada por um período entre cinco e dez dias”, explicou o hidrólogo.

O aumento do nível do Guaíba também é atribuído à entrada contínua de água do rio Jacuí, o que deve resultar em variações próximas ou acima dos 5 metros nos próximos dias. A perspectiva é de um pico nos próximos dois a três dias.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Enquanto isso, o número de vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul continua a aumentar, com o último boletim da Defesa Civil registrando 57 mortes, 67 desaparecidos e 74 feridos. Mais de 42 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas, afetando mais de 300 municípios do estado e impactando a vida de mais de 422 mil pessoas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile