Brasil

Rios transbordam no interior de Alagoas e deixam desabrigados; temporal deve durar até quarta

Foto: Defesa Civil AL

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Maceió e cidades do interior de Alagoas (AL) tiveram ruas, avenidas e pontes alagadas nesta terça-feira (07) por causa da chuva que cai no Estado. Em pelo menos dois municípios há pessoas desabrigadas por causa do transbordamento de rios.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o temporal que assola Alagoas desde segunda-feira (06) continuará até quarta-feira (8).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As intensas chuvas registradas levaram a Defesa Civil e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) a emitirem alertas hidrológicos, devido ao aumento significativo nos níveis dos rios em todo o estado, que estão à beira de transbordar.

Os alertas, divulgados nesta terça-feira (7), abrangem os municípios de Coruripe, Jequiá da Praia, Feliz Deserto, Joaquim Gomes, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Maceió, Marechal Deodoro e Pilar.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com a Defesa Civil, os rios Jequiá e Conduípe já apresentam elevação em seus níveis, com pontos de transbordamento nos municípios de Jequiá da Praia e Feliz Deserto. Além disso, os riachos Jacarecica e Silva também estão em elevação, podendo transbordar nas próximas horas.

Os rios Coruripe e Piauí registram aumento no volume de água, mantendo essa tendência devido ao escoamento das águas a montante. A Lagoa Manguaba, a maior laguna do estado, também está com níveis elevados, conforme medição realizada nesta manhã, alcançando 210 centímetros (cm), próximo à cota de transbordamento, que é de 270 cm em Marechal Deodoro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O alerta da Semarh indicava a persistência das chuvas até quarta-feira (8), com os acumulados mais expressivos na porção norte do litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió e a Zona da Mata alagoana. Nas demais regiões, especialmente no Agreste e Baixo São Francisco, também há previsão de elevados acumulados de chuva, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos em áreas de encosta.

O Inmet emitiu quatro alertas para o estado, sendo um deles amarelo, indicando acumulado de chuvas para o sertão alagoano, e três de perigo, com acumulados que podem variar entre 30 milímetros (mm) e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios em regiões vulneráveis.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os alertas, que também se estendem a partes dos estados de Pernambuco e Sergipe, estão em vigor até amanhã (8).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile