Brasil

RS: Guaíba baixa 15 cm em 24h, mas água segue avançando por ruas de Porto Alegre

Foto: Prefeitura de Guaíba/Divulgação

O nível do Guaíba, em Porto Alegre (RS), teve uma redução de 15 centímetros nas últimas 24 horas, conforme informações atualizadas pela prefeitura. Segundo dados da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) às 6h15 desta quarta-feira (08), o lago atingiu a marca de 5,12 metros, representando o menor patamar desde a tarde de sábado (04), quando registrou 5,16 metros.

Apesar da diminuição, o Guaíba permanece mais de 2 metros acima da cota de inundação, que é de 3 metros, devido aos intensos temporais que assolaram o estado, resultando em um saldo trágico com mais de 90 mortos e mais de 130 pessoas desaparecidas até o momento. As águas continuam avançando pelas ruas da Capital.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A região central de Porto Alegre, próxima ao lago Guaíba, encontra-se totalmente alagada, com o aeroporto e a rodoviária fora de operação devido à inundação.

No bairro Menino Deus, uma das áreas evacuadas pela prefeitura, novos pontos de alagamento foram registrados, afetando trechos das ruas Itororó e José de Alencar. Essas vias foram utilizadas, em dias anteriores, como ponto de apoio para operações de resgate realizadas pelo Exército Brasileiro e ambulâncias do Hospital Mãe de Deus.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O maior nível já registrado pelo Guaíba foi de 5,33 metros na manhã de domingo (05). Antes dos eventos de 2024, o recorde remontava a 1941, quando atingiu 4,76 metros.

Segundo projeções do IPH, estima-se que o Guaíba leve pelo menos 30 dias para retornar a níveis abaixo dos 3 metros.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Durante a histórica enchente de 1941, foram necessários 32 dias para a normalização da situação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile