Brasil

Nível do Guaíba Continua a Baixar em Porto Alegre, mas cota segue acima da inundação

GIULIAN SERAFIM/PMPA

O nível do Guaíba em Porto Alegre continua em redução. Nas últimas 24 horas, a água recuou 17 centímetros, passando de 4,69 metros para 4,52 metros, conforme medição realizada às 10h15 deste sábado (18) pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no Cais Mauá. Apesar da queda, o nível ainda está 1,50 metro acima da cota de inundação, que é de 3 metros.

Na sexta-feira, a diminuição do nível do lago permitiu a retirada de uma comporta no Centro Histórico, facilitando o escoamento da água acumulada nas ruas. Com essa operação, será possível acessar duas casas de bomba, que ajudam a drenar a água das ruas para fora da área urbana.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As comportas são grandes portões de ferro que impedem que a água do lago invada a cidade. As bombas são equipamentos elétricos que bombeiam a água das redes de esgotos para fora da cidade. Durante as cheias, problemas nesse sistema resultaram na inundação de parte da área urbana da capital.

Com a baixa do nível do Guaíba, a população começou a retornar às suas casas e apartamentos para avaliar os danos e salvar pertences.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Subiu para 155 o número de vítimas dos temporais e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre o fim de abril e a primeira quinzena de maio. Conforme o relatório da Defesa Civil divulgado neste sábado (18), 94 pessoas estão desaparecidas.

Atualmente, 617,3 mil pessoas estão fora de suas casas. Desse total, 540,1 mil estão desalojados, abrigados em casas de amigos ou parentes, e 77,2 mil foram acolhidos em abrigos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile