Brasil

Nível do Guaíba sobe após recuo; bombas entram em operação para tentar escoar água do Guaíba

Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil (em maio

Na manhã desta segunda-feira (20), o Guaíba, localizado na região metropolitana de Porto Alegre (RS), voltou a registrar aumento de volume, após uma queda durante o fim de semana. Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nível do rio chegou a 4,32 metros.

Com isso, o Guaíba permanece 1,32 metros acima da cota de inundação. Devido a novos eventos climáticos, há risco de repique.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A elevação temporária registrada no início desta segunda-feira é atribuída a ventos associados a um centro de baixa pressão na costa, o que dificulta o escoamento das águas e provoca um efeito de represamento.

Neste domingo (19), bombas de água enviadas pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) começaram a operar no bairro Sarandi, na Zona Norte de Porto Alegre. A prefeitura utilizará o equipamento para acelerar o escoamento de água nas áreas mais afetadas pelas recentes enchentes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Com a redução do nível da água, moradores da capital gaúcha começaram a retornar às suas casas e apartamentos para avaliar os danos e verificar o que pode ser recuperado.

Na sexta (17), a diminuição do nível do lago permitiu a remoção de uma comporta no Centro Histórico, o que facilitou o escoamento da água acumulada nas ruas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A operação também permitirá o acesso a duas casas de bomba, essenciais para drenar a água das áreas urbanas, contribuindo para a normalização da situação em Porto Alegre.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile