Brasil

Sete detentos fogem de penitenciária em SP após serrarem grades e pularem cerca

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Na noite de domingo, 19 de maio, sete detentos do regime semiaberto fugiram da Penitenciária I de Mirandópolis, localizada no interior de São Paulo. De acordo com o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp), os detentos serraram as grades da cela e pularam o alambrado da penitenciária.

A Polícia Militar está em busca dos fugitivos para localizá-los e recapturá-los. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) confirmou a ocorrência e anunciou a abertura de uma investigação preliminar para apurar as circunstâncias da fuga. Um boletim de ocorrência foi registrado, e o juízo local foi informado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os fugitivos foram identificados como Abiner Augusto Garcia Silva, Andriws Nunes Machado, Brunno Ferreira Mendes, Carlos Welton Brito Silvestre, Leonardo Ardenghi Da Costa, Leonidas Fernandes Da Silva e Lucas Matheus Ferreira De Oliveira. Quatro deles são naturais de Andradina, enquanto os demais são de Itanhaém, São Paulo e Presidente Venceslau.

Detentos do regime semiaberto têm permissão para sair da unidade prisional para trabalhar ou estudar, desde que possuam autorização judicial. No entanto, a capacidade da penitenciária é de 516 presos, mas atualmente abriga 778, um fator que pode ter contribuído para a fuga.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A situação destacou as condições do sistema prisional na região, ressaltando a necessidade de melhorias na infraestrutura e na segurança das unidades para evitar novos incidentes.

Fugas frequentes
No ano passado, houve ao menos 333 fugas no Brasil, segundo levantamento do jornal O Globo com governos de 18 estados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O estado com o maior número de presos foragidos em 2023 foi Santa Catarina, com 56 detentos evadidos, seguido pelo Pará, com 52, e pelo Paraná, com 42.

As fugas geralmente contam com algum esquema que facilita a saída. Em outubro, no presídio de Trindade, na Região Metropolitana de Goiás, após 14 detentos escaparem, um agente penal e um vigilante temporário foram presos por envolvimento no caso.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Veja abaixo a relação de fugas por estado:

– Santa Catarina: 56
– Pará: 52
– Paraná: 42
– Espírito Santo: 34
– Acre: 28
– Minas Gerais: 28
– Goiás: 27
– Rio Grande do Sul: 21
– Maranhão: 19
– São Paulo: 14
– Distrito Federal: 5
– Mato Grosso do Sul: 5
– Rio de Janeiro: 3
– Sergipe: 1
– Alagoas, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins: zero

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile