Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na manhã desta segunda-feira (27), a base área de Canoas deu início a sua primeira operação de voo comercial, marcando um momento histórico para a unidade militar. O ParkShopping Canoas serviu como ponto de embarque e desembarque para os passageiros, em meio à crise desencadeada pelas enchentes que inundaram o Aeroporto Salgado Filho, impossibilitando suas operações desde o dia 3 de maio.
Para facilitar a locomoção dos passageiros, um ônibus realiza o trajeto entre o ParkShopping e a base aérea. Segundo Edgar Nogueira, vice-presidente de operações da Fraport, o check-in e o acesso principal dos passageiros ocorrem diretamente no shopping.
“A base é uma operação militar. Estamos utilizando a infraestrutura de pista da base, mas o check-in, o translado, o acesso do passageiro é pelo ParkShopping”, explicou Nogueira.
O voo da Latam partiu de Congonhas (SP) por volta de 6h20 e aterrissou em Canoas às 8h04, de acordo com informações da Força Aérea Brasileira (FAB).
Os passageiros começaram a chegar por volta das 4h desta segunda-feira, informou o superintendente do ParkShopping Canoas, Luís Vilarinho.
“Em relação a adaptações, estamos abrindo todas as áreas de serviço, como os cafés e os serviços de locadora”, comentou Vilarinho.
Segundo representantes da Fraport, os passageiros devem realizar o check-in com pelo menos 1h30 de antecedência antes da partida do ônibus para a Base Aérea de Canoas. Estima-se que o percurso de ônibus leve cerca de 20 minutos até a base.
Inicialmente, está prevista a operação de até cinco voos por dia. A Latam é a única companhia aérea que está realizando voos comerciais no momento, mas as companhias Azul e Gol têm previsão de iniciar suas operações a partir do dia 1º de junho.
O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou na última segunda-feira (20) que as companhias aéreas já podem começar a vender passagens para voos com destino à Base Aérea de Canoas a partir desta terça-feira. A adaptação temporária para o uso do ParkShopping Canoas visa minimizar os impactos causados pelas enchentes e garantir a continuidade das operações aéreas na região.
As cheias no Rio Grande do Sul já causaram 169 mortes. A Defesa Civil do estado ainda informou que 56 pessoas estão desaparecidas.
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Zona Norte de Porto Alegre, não recebe voos comerciais desde 3 de maio. Tanto o terminal quanto a pista de pousos e decolagens ficaram inundados com as cheias na Capital. Não há previsão de reabertura do local.
Nogueira afirma que ainda é cedo para determinar a data de retomada das operações no Aeroporto Salgado Filho: “É muito antecipado dizer que podemos voltar a operar em setembro.