Brasil

Ceará Realoca Usina para Preservar Infraestrutura de Internet do Brasil

A planta de dessalinização fará o tratamento da água do mar com a tecnologia de osmose reversa. — Foto: Cagece/Divulgação

O governo do Ceará anunciou nesta segunda-feira (10) a mudança do local onde será construída a usina de dessalinização da água do mar em Fortaleza. A obra, que inicialmente seria instalada na Praia do Futuro, foi afastada cerca de 1 quilômetro para evitar riscos de interferência em cabos submarinos de internet que chegam ao país.

Segundo a TV Globo, a nova área escolhida para a usina ainda está localizada na Praia do Futuro, mas a uma distância segura dos cabos submarinos. A estrutura de captação das águas do mar também será deslocada junto com a usina.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A mudança de local foi resultado de negociações entre o governo do estado, o setor de telecomunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As empresas de telecomunicações se mostraram inicialmente receosas com a construção da usina no local original, devido à proximidade com os cabos submarinos que trazem 99% dos dados de internet ao país.

Inicialmente, o governador Elmano de Freitas (PT) defendeu a construção da usina no local original, criticando as empresas de telecomunicações por quererem exclusividade na Praia do Futuro. No entanto, diante da pressão do setor, o governo cedeu e propôs a mudança de local da usina, além da construção de um centro tecnológico no terreno original, que poderá ser utilizado pelas empresas para atrair startups e outras companhias do ramo de tecnologia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A usina de dessalinização, que terá um investimento de R$ 3 bilhões ao longo de 30 anos, tem como objetivo fornecer água potável para cerca de 700 mil pessoas em Fortaleza e no interior do Ceará.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile