Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Uma operação da Polícia Militar (PM) no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, resultou em um intenso confronto na manhã desta terça-feira (11), com a morte de 3 pessoas, incluindo um policial militar, e a prisão de 2 criminosos.
Segundo a PM, agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Subsecretaria de Inteligência (SSI) e do 22º BPM (Maré) buscavam prender criminosos que estariam escondidos na região. O confronto resultou na morte de um PM do Bope e de dois seguranças do tráfico que reagiram à chegada das equipes. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um dos momentos do confronto.
Apesar da tragédia, a operação resultou na prisão de dois suspeitos com envolvimento com o crime. Com eles, foram apreendidos uma pistola e um rádio transmissor. Além disso, ao menos 4 veículos roubados foram recuperados pelas equipes da PM nas comunidades. Um espaço utilizado para endolação de entorpecentes também foi localizado pelos policiais.
O confronto gerou tensão na região, com a interdição de vias importantes como a Avenida Brasil, a Linha Vermelha e a Linha Amarela, por criminosos em retaliação à operação. Um ônibus foi incendiado na Avenida Brasil, na altura da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em uma ação criminosa, de acordo com o Rio Ônibus.
Um áudio que circula nas redes sociais, supostamente de traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP) no Complexo da Maré, relata o cerco a uma casa onde o Bope realizaria uma operação, seguido por disparos de metralhadoras e granadas. O áudio menciona policiais feridos e mortos.
⚠️ URGENTE
Traficantes do tcp no complexo da maré, cercaram uma casa que os Policiais do BOPE iriam fazer Tróia, metralharam o imóvel e lançaram granadas, tem Policiais feridos e mortos.
Ouçam o áudio .
Sigam nosso telegram link abaixo https://t.co/HnX5DSAjIp pic.twitter.com/0UH7rsD38g— Plantão Baixada RJ (@PlantaoBaixadaa) June 11, 2024
Leia a nota oficial da Polícia Militar:
‘A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que na manhã desta terça-feira (11/06), policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) realizam uma ação com o apoio do 22º BPM (Maré) na Comunidade da Maré, Vila dos Pinheiros, Vila do João, Timbau e Baixa do Sapateiro, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
De acordo com o comando da unidade, a ação tem como objetivo capturar integrantes de uma quadrilha que atua na prática de roubo de veículos nas principais vias expressas da cidade. Durante a operação, um grupo de criminosos incendiaram um ônibus na Avenida Brasil, na altura da Fiocruz.
Agentes do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM) e do Batalhão de Polícia em Vias Expressas (BPVE) foram deslocados para reforçar o policiamento na região. Os militares também desobstruíram as pistas das Linhas Amarela e Vermelha. Até o momento os policiais efetuaram a prisão de dois suspeitos e apreenderam uma pistola que estava em poder dos acusados, materiais entorpecentes e veículos roubados foram recuperados.
Dois policiais feridos e socorridos ao Hospital Federal de Bonsucesso, um veio a óbito’.