Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga quem ordenou o fechamento das três principais vias expressas da cidade após uma operação policial no Complexo da Maré, na Zona Norte, na manhã desta terça-feira (11). Áudios que circulam em grupos de WhatsApp indicam que traficantes mandaram bloquear as Linhas Vermelha e Amarela e a Avenida Brasil em represália à ação policial.
O confronto resultou em três mortes: um policial militar e dois homens apontados como seguranças do tráfico. Segundo a PM, o policial morto era Jorge Galdino Cruz, do Bope, e os outros dois mortos reagiram à chegada das equipes. Outro PM foi ferido e levado ao hospital.
Como represália à operação do Bope, criminosos bloquearam a Avenida Brasil e a Linha Vermelha no final da manhã. Na Avenida Brasil, um ônibus foi incendiado na pista sentido Zona Oeste, na altura da Vila do João, perto da unidade da Fiocruz na Maré. O coletivo, que fazia a linha 361 (Recreio dos Bandeirantes x Castelo), e uma carreta foram usados para obstruir a via expressa. A PM, através de seu perfil oficial no X (antigo Twitter), informou que as vias estão com policiamento reforçado. A pista lateral da Avenida Brasil, na altura de Manguinhos, permanece fechada no sentido Zona Oeste.
O Centro de Operações Rio (COR) comunicou às 10h40 que a Avenida Brasil estava parcialmente interditada devido ao incêndio no ônibus. Às 12h15, a pista lateral, na altura da Fiocruz Manguinhos, ainda estava bloqueada, com desvio para a pista central na altura do Viaduto Ataulfo Alves. O incidente causou congestionamento na Avenida Rio de Janeiro. Equipes da Comlurb estão no local realizando a limpeza da pista lateral da Avenida Brasil.