Brasil

Veranico persiste: Massa de ar seco mantém calor e tempo ensolarado em todo o Brasil

Imagem de mrsiraphol no Freepik

Uma extensa e vigorosa massa de ar seco segue influenciando o território brasileiro, com seu centro situado sobre a região Sudeste, porém, os efeitos se estendem por todas as partes do país. A baixa umidade dificulta a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas na maior parte do território nacional. Essa condição é responsável pelo prolongamento do veranico observado nos últimos dias, previsto para persistir até o dia 20 de junho.

Devido ao veranico, muitas áreas do país registram temperaturas acima da média para o mês de junho, inclusive na região Sul.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Por ora, a massa de ar seco mantém-se intensa, afastando as frentes frias em direção ao oceano, sem avançar sobre a região Sul, tampouco alcançar o Sudeste ou Centro-Oeste.

Nesta terça-feira, uma frente fria avança pelo oceano e atinge a costa paulista, porém, sem provocar alterações significativas no clima.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As poucas nuvens de chuva formam-se no extremo norte do país e em áreas próximas ao litoral do Nordeste, onde se concentra a umidade.

**Região Sul**

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O ar seco predomina sobre o Sul do Brasil, proporcionando um dia de muito sol e ausência de chuvas na maior parte da região. No entanto, o ar úmido marítimo penetra sobre o Rio Grande do Sul, gerando muitas nuvens no estado.

Pode ocorrer chuvisco durante a madrugada e manhã em algumas áreas do sul, centro, leste e nordeste gaúcho, incluindo a Grande Porto Alegre, além de chuvas leves no litoral sul. Entretanto, ao longo da tarde, estas áreas terão períodos com sol.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na serra, sul e litoral de Santa Catarina, a umidade aumenta durante a tarde, resultando em nebulosidade.

**Região Sudeste**

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A terça-feira permanecerá ensolarada na Região Sudeste. Embora uma frente fria alcance a costa paulista, sua influência no clima será limitada.

Apesar do frio na madrugada e pela manhã, as temperaturas se elevam rapidamente com a presença do sol, resultando em uma tarde quente, com valores muito acima da média para junho.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O interior de São Paulo será uma das áreas mais secas do país, com níveis de umidade abaixo de 20%.

**Região Centro-Oeste**

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No Centro-Oeste, as condições meteorológicas serão semelhantes às do Sudeste. O dia será ensolarado, com baixa nebulosidade devido à alta umidade do ar. Não são esperadas chuvas significativas e as temperaturas permanecem elevadas durante a tarde.

Níveis de umidade do ar abaixo de 20% poderão ser observados nas horas mais quentes da tarde na maioria das áreas de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Cuiabá pode registrar novamente altas temperaturas e baixa umidade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

**Região Nordeste**

A influência da massa de ar seco mantém o tempo ensolarado e seco em grande parte do Nordeste nesta terça-feira. As chuvas continuarão concentradas entre o norte do Maranhão e o litoral do Ceará, bem como do litoral do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Chuvas moderadas a fortes, com raios, podem ocorrer do litoral da Bahia até Pernambuco e no litoral maranhense. O litoral da Paraíba e Rio Grande do Norte também podem registrar chuvas moderadas.

**Região Norte**

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Apesar do sol predominante, há alerta para temporais no Amapá e no litoral do Pará. Pancadas de chuva com raios, moderadas a fortes, podem ocorrer no norte do Pará, Roraima, norte e oeste do Amazonas e centro-oeste do Acre.

O Tocantins estará entre as áreas mais secas do Brasil, com Palmas entre as cidades mais quentes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile