Brasil

PF e SENAD iniciam a 45ª Fase da Operação Nova Aliança, de combate ao tráfico de drogas

Foto: Divulgação/PF

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Na última terça-feira (18), a Polícia Federal (PF), em colaboração com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD/PY) e com o apoio da Força Tarefa Conjunta e do Ministério Público Paraguaio, iniciou a 45ª fase da Operação Nova Aliança. Este é considerado o maior esforço policial global na erradicação de plantações ilícitas de cannabis.

De acordo com dados da UNODC, aproximadamente 5.000 toneladas de cannabis são apreendidas anualmente em cerca de 1.000.000 operações policiais em todo o mundo. A Operação Nova Aliança atinge números semelhantes a cada seis fases realizadas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Esta etapa da operação é a quarta realizada em 2024 e já resultou na erradicação de mais de 2.800 toneladas de maconha neste ano. Essa quantidade foi retirada do circuito do tráfico internacional de drogas, desarticulando complexos esquemas de envio da droga ao Brasil e enfraquecendo as organizações criminosas envolvidas.

Atuar diretamente na origem da produção de cannabis gera uma significativa economia nos recursos que seriam gastos nas etapas investigativa e judicial, na manutenção de presídios e no sistema de saúde pública de ambos os países. Além disso, o impacto sobre as estruturas das maiores facções criminosas brasileiras é significativo, uma vez que essas facções utilizam o tráfico de drogas como fonte de financiamento para outros crimes, como o tráfico internacional de armas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile