Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Polícia Federal deflagrou na manhã de terça-feira (2) a Operação Black Friday para cumprir cinco mandados de busca e apreensão em investigação de desvio de doações destinadas às vítimas das enchentes de março de 2024 em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.
A investigação identificou um grupo suspeito de cometer crimes de peculato e associação criminosa ao subtrair diversos donativos que estavam armazenados na Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) na cidade. Segundo a PF, as ações teriam ocorrido nos dias 2, 8 e 16 de junho, com o principal articulador sendo um funcionário terceirizado da CONAB.
Em associação com outras três pessoas, ele teria retirado, sem autorização e de forma clandestina, 49 geladeiras, 43 fogões, oito cestas básicas, 153 itens de higiene pessoal, entre outros materiais que se destinavam à doação.
As doações eram armazenadas na CONAB por meio de um contrato firmado entre a empresa pública federal e a Defesa Civil do Estado do Espírito Santo, que estão colaborando com as autoridades para esclarecer os fatos e assegurar que os responsáveis sejam devidamente punidos.
Caso condenados, os investigados poderão responder pelos crimes de peculato e associação criminosa.