Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Um incidente de segurança cibernética foi reportado envolvendo a Netshoes, uma loja esportiva online pertencente à rede de varejo Magazine Luiza, onde um hacker afirmou ter obtido acesso não autorizado aos dados de 38 milhões de clientes. Além disso, informações de aproximadamente 40 milhões de pedidos foram alegadamente comprometidas e divulgadas online, conforme publicado em um fórum de hackers.
De acordo com o hacker, que se manifestou no X (antigo Twitter), o ataque ocorreu neste mês e resultou na obtenção de um banco de dados contendo nomes, telefones, endereços completos dos clientes, datas e números de compras, status e informações de entrega, além do histórico de compras dos usuários desde 2015 até 2024. O cibercriminoso anunciou a venda desses dados por US$ 500 (cerca de R$ 2.745 na cotação atual).
A Netshoes, controlada pela Magazine Luiza, declarou ser vítima de um “incidente cibernético” que, segundo eles, não envolveu informações sensíveis nem afetou suas operações. A empresa afirmou que reforçou suas medidas de segurança e controle de dados, além de iniciar uma investigação forense em colaboração com as autoridades competentes, incluindo a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, para esclarecer o ocorrido.
Em resposta ao incidente, o Procon-SP informou ao SBT News que iniciou um procedimento de averiguação para verificar se houve violação da legislação sobre armazenamento e proteção de dados, assim como possíveis impactos no Código de Defesa do Consumidor.
“O órgão de defesa do consumidor paulista quer esclarecer se houve problemas relacionados à legislação sobre armazenamento e proteção de dados, pois além da regulação específica, também o Código de Defesa do Consumidor tem de ser observado em situações como essa”, disse a autoridade paulista.
🚨 #DataBreach 🚨
🇧🇷#Brazil: Netshoes – 38 million users reportedly compromised
A potential data breach at Netshoes has been detected. A new seller on a hacking forum claims to have stolen records of 38 million users and details of 40 million orders.
According to the post,… pic.twitter.com/cNKvevxANx
— HackManac (@H4ckManac) July 17, 2024