Brasil

Estudo revela: Motoristas de 35 a 54 anos são principais culpados em acidentes com embriaguez

Imagem de Freepik

Um estudo do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) revela uma mudança no perfil dos motoristas envolvidos em acidentes com embriaguez ao volante. De acordo com a pesquisa, realizada entre 2010 e 2022, motoristas na faixa etária de 35 a 54 anos são responsáveis por 35,4% dos acidentes relacionados ao consumo de álcool. Em seguida, motoristas com idades entre 18 e 34 anos representam 33% das ocorrências.

Apesar de uma redução de 22,7% no número de óbitos registrados durante o período analisado, ainda ocorre a morte de cerca de dez mil pessoas anualmente no país devido a acidentes de trânsito.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Maurício Rodrigues Alves Teixeira, que perdeu a mãe em um atropelamento causado por um motorista embriagado, comentou sobre o impacto pessoal da tragédia. No acidente, duas amigas de sua mãe, Alzira Rodrigues Alves, também faleceram. “Você tirar a vida de três pessoas, as amigas também eram avós. Ele não teve a intenção de matar, mas ele é culpado, claro, porque ele bebeu?” questionou Teixeira.

A coordenadora da pesquisa, Mariana Thibeis, destaca que, enquanto motoristas mais jovens buscam alternativas como serviços de transporte por aplicativo, os motoristas mais velhos continuam a dirigir após consumir bebidas alcoólicas. “Muita gente acha que, quando bebe, dirige até melhor. Quem nunca ouviu isso? Isso é um grande equívoco. A ciência prova que qualquer quantidade de álcool altera a capacidade do condutor. Vai alterar o reflexo e o tempo de reação,” explica Thibeis.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile