Brasil

PF, IBAMA, FUNAI e GEFRON/MT realizaram operação para combater garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal, IBAMA, FUNAI e GEFRON/MT realizaram nos dias 19 e 20 de julho, na Terra Indígena Sararé, a Operação Incursões Sararé – Aldeia Nambikwara. A ação tem como objetivo combater a extração ilegal de ouro e a desocupação da área por garimpeiros, além de apreender equipamentos e utensílios utilizados na atividade ilícita.

A operação visa apoiar a FUNAI no atendimento às demandas da população indígena, que enfrenta invasões em suas terras e desmatamento desenfreado, resultando em desequilíbrio ambiental e poluição dos rios que atravessam a Terra Indígena Sararé.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Durante a operação, foram inutilizados oito pás carregadeiras, 20 motores estacionários/geradores, três bombas d’água e duas britadeiras, encontradas em toda a extensão da Terra Indígena Sararé. A ação causou um prejuízo estimado de R$ 8 milhões aos criminosos.

Após o encerramento das atividades em campo, as investigações continuarão para identificar os financiadores da atividade ilegal e enfraquecer as organizações criminosas envolvidas. Essas organizações, ao explorarem ouro de origem ilegal, promovem a degradação ambiental, prejudicam a população indígena local, poluem rios que abastecem municípios e causam grandes danos sociais e desequilíbrios no mercado financeiro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os envolvidos poderão ser responsabilizados por Usurpação de bem da União devido à extração de recursos minerais sem autorização dos órgãos competentes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile