Brasil

MEC publica edital do primeiro Enade das Licenciaturas

Sumaia Vilela / Agência Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O Ministério da Educação (MEC) oficializou os procedimentos, regras e cronograma do primeiro Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), voltado à avaliação dos cursos de formação docente. Chamado Enade das Licenciaturas, o exame será aplicado para mais de 370 mil alunos em todo o país.

O edital, que detalha a reformulação com foco nos cursos de formação de professores, foi publicado na segunda-feira (22) no Diário Oficial da União pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A implementação desta nova modalidade está prevista para este ano.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo o Inep, o Enade das Licenciaturas foi criado com o objetivo de aperfeiçoar os processos de avaliação dos cursos de formação docente. As principais mudanças dizem respeito às matrizes de referência e aos objetivos das provas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes do que nos conteúdos disciplinares de cada curso.

Além de contar com um novo modelo de itens, o exame fará uma avaliação das competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios, incluindo avaliações teórica e prática, com um cronograma específico para cada uma.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os procedimentos relativos à avaliação prática ocorrerão em dois períodos: o primeiro, ainda em 2024, e o segundo, em 2025. O prazo para a realização dos primeiros procedimentos operacionais, como a verificação de informações no cadastro e-MEC por parte das instituições de ensino, começou esta semana.

As inscrições para a prova teórica devem ser feitas até 31 de agosto, enquanto o prazo de inscrição para o primeiro período da avaliação prática iniciará em 16 de setembro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile