Brasil

Polícia Federal faz operação contra fraude bancária praticada via internet

(PF)

A Polícia Federal (PF) realizou uma operação nesta quarta-feira (24) em Montes Claros (MG) e Itajaí (SC), cumprindo mandados de busca e apreensão e 193 ordens judiciais de sequestro de bens e valores. A ação faz parte de uma investigação sobre fraudes bancárias online, nas quais cerca de R$ 1,6 milhão foi subtraído de uma conta de ente público através de quitação de boletos e transferências bancárias na Caixa Econômica Federal, em Montes Claros.

As ordens judiciais, executadas em Itajaí, tinham como alvos suspeitos de liderarem o grupo responsável pelo crime. As investigações apontaram que os criminosos realizaram centenas de operações de transferências e pagamentos de boletos, distribuindo o valor furtado entre aproximadamente 200 pessoas, a maioria utilizada como “contas de passagem”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Polícia Federal identificou os principais organizadores das fraudes, que serão acusados de organização criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro. Embora a conta alvo da fraude estivesse em Montes Claros, os suspeitos são oriundos de diversos estados, incluindo Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e o Distrito Federal.

O caso teve início em 2020, quando a página da internet da Caixa, destinada a movimentações bancárias de prefeituras, foi alvo de um ataque cibernético. As investigações começaram após a denúncia de que 150 contas bancárias de 40 prefeituras haviam sido invadidas, com a Caixa ressarcindo os prejuízos. Na região Norte de Minas Gerais, duas prefeituras tiveram cerca de R$ 2 milhões subtraídos de suas contas. A Polícia Federal já indiciou os responsáveis.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile