Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Um iraquiano de 18 anos que “fez um juramento de lealdade” ao grupo terrorista Estado Islâmico há apenas alguns dias é agora o terceiro suspeito a ser preso em conexão com um plano frustrado para atacar os shows agora cancelados de Taylor Swift na Áustria, segundo informam as autoridades.
O Ministro do Interior da Áustria, Gerhard Karner, disse que o indivíduo “vem do ambiente social” do principal suspeito de 19 anos – um austríaco com raízes na Macedônia do Norte que supostamente tinha materiais para fabricação de bombas, substâncias químicas e dispositivos técnicos em sua casa. As autoridades afirmam que o suspeito confessou ter planejado “matar o maior número possível de pessoas fora do local do show” onde os shows esgotados da Eras Tour seriam realizados esta semana, utilizando facas ou explosivos caseiros.
“Ele havia mantido contato com o principal autor, mas não está diretamente ligado aos planos de ataque”, disse Karner à Associated Press na sexta-feira. “No entanto, como foi descoberto há alguns dias, ele fez um juramento de lealdade especificamente ao ISIS em 6 de agosto.”
A prisão do último suspeito – que, segundo a Reuters, foi identificado pelo ministério do interior como um cidadão iraquiano – ocorreu em Viena na noite de quinta-feira. Um jovem de 17 anos também foi preso como parte da investigação, enquanto um de 15 anos foi interrogado, mas não foi nomeado como suspeito.
O principal suspeito de 19 anos estava “claramente radicalizado na direção do Estado Islâmico e acha certo matar infiéis”, disse Omar Haijawi-Pirchner, chefe da Diretoria de Segurança e Inteligência do Estado, na quinta-feira.
As autoridades agora estão investigando as “redes” dos suspeitos, informou o ministério do interior austríaco à AP na sexta-feira, acrescentando em um comunicado que os investigadores estão avaliando evidências físicas e eletrônicas.
Swift tinha shows programados para quinta, sexta e sábado desta semana no Estádio Ernst Happel em Viena.
Os organizadores dos shows na Áustria disseram que esperavam até 65.000 fãs dentro do estádio em cada show e até 30.000 espectadores fora, onde as autoridades disseram que os suspeitos planejavam atacar. O ataque frustrado estava previsto para quinta ou sexta-feira, de acordo com Karner.
A série de três shows foi abruptamente cancelada na quarta-feira, à medida que surgiam notícias sobre o suposto plano terrorista.
Uma série de cinco concertos começando na próxima quinta-feira no Estádio Wembley, em Londres, porém, seguirá conforme planejado.
Até a manhã de sexta-feira, Swift ainda não havia comentado sobre o suposto plano terrorista frustrado.