Brasil

PF combate pesca ilegal e comercialização de camarão durante o período proibido de defeso da espécie

(PF)

Na manhã de terça-feira (13), a Polícia Federal (PF) desencadeou a Operação Frota Fantasma, destinada a combater associações criminosas envolvidas na pesca e comercialização ilegal de camarão durante o período de defeso na região da Costa Verde.

Durante a operação, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Volta Redonda/RJ, todos na cidade de Angra dos Reis.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destes, três foram executados em imóveis e cinco em embarcações de pesca que foram apreendidas.

O objetivo da operação é investigar, em diversas frentes, as atividades dessas associações criminosas na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, visando identificar práticas ilícitas de pescadores e comerciantes de pescado ilegal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, investiga-se a atuação de milícias que exploram e protegem esses pescadores e comerciantes durante o período de defeso, cobrando taxas sob o pretexto de proteção e suporte às atividades ilegais.

As investigações revelaram que os suspeitos estão envolvidos na pesca, armazenamento e comercialização de camarão fora do período permitido.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A organização criminosa utiliza a técnica de pesca de arrasto, conhecida como “arrastão”, que é altamente prejudicial ao meio ambiente e ao ecossistema local, podendo até alterar o solo oceânico.

A operação, iniciada pela PF e com apoio do Comando do 1º Distrito Naval da Marinha do Brasil, busca identificar os responsáveis pela distribuição e revenda dos pescados ilegais e os operadores das embarcações não autorizadas na região da Costa Verde.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile