Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Uma nova onda de calor está prevista para se intensificar nos próximos dias, elevando as temperaturas em todo o Centro-Sul do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais da metade das capitais brasileiras devem registrar máximas superiores a 30°C no fim de semana.
O retorno do calor é favorecido por uma massa de ar quente e seco que se estabilizou na região central do país, após um início de semana marcado por recordes de frio em algumas capitais.
O meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, explica que a massa polar que havia baixado as temperaturas nos últimos dias já se afastou para o oceano. “A partir desta sexta-feira, começa a se formar um bloqueio atmosférico que impedirá, por alguns dias, a entrada de uma nova massa de ar frio no país”, afirma Luengo.
Esse fenômeno será semelhante às recentes ondas de calor observadas no Brasil, com o sistema intensificando a circulação de ventos quentes no interior, impedindo a chegada de frentes frias.
De acordo com a Climatempo, o calor deve ganhar força a partir de sábado (17), com as temperaturas subindo gradualmente ao longo dos dias. A expectativa é que a onda de calor se estabeleça no domingo (18) e dure até a próxima quinta-feira (22).
Luengo ressalta que, em agosto, o inverno começa a ceder lugar a características típicas da primavera, como um aquecimento mais acentuado durante a tarde.
Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar, que já estava em níveis baixos, pode atingir patamares preocupantes.
Com a nova onda de calor, grande parte dos estados do Centro-Sul poderá registrar temperaturas entre 5 e 7°C acima da média nos próximos dias.
As áreas mais afetadas pelo calor e tempo seco devem ser o norte do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina, a região central do Paraná, o sudoeste paulista, o leste de Mato Grosso do Sul e o leste de Mato Grosso.
Em Curitiba, por exemplo, a máxima pode chegar a 30°C no domingo (18), enquanto em Cuiabá a previsão é de 38°C para o mesmo dia.
Estados do Sul, São Paulo, sul do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e grande parte do Centro-Oeste também devem registrar temperaturas acima da média para o período, com marcas até 3°C acima do esperado.
Em São Paulo, espera-se que a máxima chegue a 31°C no domingo (18), enquanto no Rio de Janeiro os termômetros devem marcar 34°C.
Meteorologistas apontam que há possibilidade de novos recordes pontuais de temperatura nos próximos dias, desta vez com marcas recordes de calor para o mês de agosto.
Algumas cidades do Centro-Oeste e norte de Minas Gerais podem registrar temperaturas acima dos 40°C.
Além de elevar as temperaturas, a onda de calor também deve agravar a seca. Com dias e noites mais quentes, a umidade no ar tende a diminuir, atingindo níveis críticos.
A previsão é de que a umidade relativa do ar fique abaixo dos 20% em grande parte da região central, a mais afetada pela onda de calor.
O Inmet destaca os baixos níveis previstos para o Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, grande parte de Mato Grosso, Goiás e o oeste dos estados do Nordeste.