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Após tragédia em Vinhedo (SP), Voepass suspende temporariamente venda de passagens

Foto: Reprodução/Redes sociais

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A tragédia com o turboélice ATR 72-500, que caiu em Vinhedo (SP) no último dia 9, resultando na morte das 62 pessoas a bordo, levou a Voepass a suspender a venda de passagens para voos que partem ou chegam aos aeroportos de Fortaleza e Natal, entre outros destinos, até o próximo dia 31.

Segundo a companhia aérea, essa medida foi necessária devido à reorganização da malha aérea em função de contingenciamento, o que resultou em atrasos e cancelamentos de voos.

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No site da Voepass, a venda de passagens para voos que ligam Fortaleza e Natal a Fernando de Noronha ou Juazeiro do Norte está bloqueada até, no mínimo, 31 de agosto.

Bilhetes para viagens entre Fernando de Noronha e Juazeiro do Norte também não estão disponíveis antes de 1º de setembro.

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Desde o dia 12, a Voepass interrompeu os voos entre o arquipélago e Fortaleza e Natal, mantendo apenas os dois voos diários entre Recife e Fernando de Noronha.

Estes atendem prioritariamente aos clientes com bilhetes vendidos pela Latam, parceira comercial da Voepass.

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Após o acidente com o voo 2283, consumidores que optaram por não voar com a Voepass e cancelaram suas passagens têm procurado órgãos e plataformas de defesa do consumidor, como o site Reclame Aqui, enfrentando dificuldades para obter o reembolso integral ou realocação em outros voos. O número de queixas sobre cancelamentos de voos pela própria empresa também aumentou.

Em resposta às reclamações, a Voepass expressou pesar pelos “contratempos causados pelo contingenciamento” e afirmou que está trabalhando para minimizar os transtornos aos clientes.

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A companhia alegou que todos os passageiros estão sendo realocados em outros voos e que está empenhada em atender às expectativas dos clientes, pedindo que as queixas sejam dirigidas aos canais oficiais da empresa.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável pela regulação e fiscalização da aviação civil no Brasil, informou que está monitorando as reclamações de passageiros e se reuniu com representantes da Voepass para discutir as medidas necessárias para garantir a normalização das operações da empresa.

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A Anac destacou que, após prestar assistência às famílias das vítimas, iniciou a operação assistida para assegurar a adequada prestação dos serviços pela Voepass e intensificou a vigilância e o monitoramento da operação da empresa.

Em casos de atrasos, cancelamentos e interrupção dos serviços de transporte aéreo, a Anac orienta os passageiros a contatarem a companhia aérea responsável, que deve cumprir as normas estabelecidas pela Resolução nº 400, de 13 de dezembro de 2016.

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Essa resolução exige que as empresas informem imediatamente os passageiros sobre os problemas e ofereçam assistência material gratuita conforme o tempo de espera no aeroporto a partir do momento do atraso, cancelamento ou interrupção do serviço.

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