Brasil

Atletas olímpicos brasileiros são condecorados com medalha do Exército

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou a judoca Beatriz Souza, campeã dos Jogos Olímpicos de Paris, com a Medalha Exército Brasileiro. Em cerimônia alusiva ao Dia do Soldado, realizada nesta quinta-feira (22) em Brasília, Lula também entregou a homenagem ao judoca Guilherme Schmidt e à jogadora de vôlei de quadra Natália Araújo, ambos medalhistas de bronze na competição realizada em julho e agosto.

Após o evento, Beatriz Souza destacou a honra de ser militar, afirmando que isso representa mais do que um incentivo, ajudando os atletas a focarem exclusivamente no esporte.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ela, Guilherme e Natália integram o Programa Atletas de Alto Rendimento, uma iniciativa do Ministério da Defesa que visa incentivar o esporte nacional.

A seleção para o programa é realizada por meio de editais de convocação, considerando o desempenho dos atletas em competições nacionais e internacionais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os candidatos passam por testes físicos e de saúde, e devem estar aptos a cumprir as atividades militares. Após a aprovação, tornam-se militares temporários por até oito anos, usufruindo de benefícios como apoio médico, fisioterapia, psicologia esportiva, nutricionista e acesso às instalações esportivas do Exército para treinamento.

Atualmente, 165 atletas de diversas modalidades, como boxe, natação, judô, pentatlo moderno, esgrima, tiro e atletismo, recebem apoio do programa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Medalha Exército Brasileiro é concedida a cidadãos que tenham realizado ações de destaque ou serviços relevantes em prol da Força.

Além dos atletas, outras autoridades e organizações civis e militares, tanto nacionais quanto estrangeiras, foram condecoradas na cerimônia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em publicação na rede social X (antigo Twitter), o presidente Lula expressou orgulho pelos atletas que lutaram com determinação para trazer medalhas para o Brasil.

O evento também prestou homenagem aos cerca de 34 mil militares envolvidos no resgate de mais de 71 mil pessoas e 10 mil animais no Rio Grande do Sul, após as enchentes que devastaram o estado nos meses de abril e maio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O 2° Batalhão de Aviação do Exército recebeu a insígnia de bandeira da Medalha do Pacificador, em reconhecimento aos esforços de resgate e transporte na região.

Essa condecoração é destinada a militares e civis brasileiros que, em tempos de paz, destacaram-se por atos de abnegação, coragem e bravura, com risco de vida, no exercício de suas funções ou em missões de caráter militar.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Estavam presentes na cerimônia, além do presidente Lula, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o ministro da Defesa, José Múcio, outros ministros de Estado e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), entre outras autoridades civis e militares.

O Dia do Soldado celebra o nascimento do marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército, em 25 de agosto de 1803.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile