Brasil

Ciclone deve trazer chuva e ventos de até 90 km/h para o Sul nesta quinta; frente fria avança para o Sudeste no fim de semana

Rovena Rosa/ Agência Brasil

Uma frente fria formada no Sul do Brasil nesta quinta-feira (22) deve alterar as condições climáticas em todo o país nos próximos dias. Esse sistema, associado a um ciclone extratropical em alto mar, trará chuvas intensas e ventos fortes para o Rio Grande do Sul ainda nesta quinta-feira.

Segundo a Climatempo, essa frente fria será a segunda mais intensa a atingir o Rio Grande do Sul neste mês de agosto. Apesar de o ciclone estar distante do continente, ele deve intensificar os ventos na região, que podem alcançar até 90 km/h.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os ciclones extratropicais, caracterizados como sistemas de baixa pressão atmosférica, são conhecidos por causar condições meteorológicas adversas em grande escala, formados pela interação entre massas de ar com diferentes temperaturas, quente e fria.

Há também previsão de tempestades em praticamente todo o estado ao longo do dia devido ao avanço dessa frente fria.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, explicou que o sistema provocará chuvas volumosas, granizo, raios e ventos fortes, com rajadas de até 90 km/h previstas para o Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que o sudoeste do Rio Grande do Sul pode registrar até 100 milímetros de chuva nesta quinta-feira, com risco de alagamentos pontuais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na sexta-feira (23), as chuvas devem se concentrar em parte de Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.

A massa de ar frio será responsável por dissipar o bloqueio atmosférico que vinha mantendo as temperaturas elevadas nesta semana. Desde o dia 18, o Brasil enfrenta uma onda de calor, com temperaturas acima de 30°C em várias capitais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Embora a previsão indique instabilidade no Sul do país nesta quinta-feira, a frente fria levará alguns dias para influenciar o tempo nas outras regiões.

As temperaturas ainda devem permanecer altas, especialmente na faixa central do Brasil, com o Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais, sul de Goiás, sul do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul registrando até 5°C acima da média, conforme o Inmet.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A região central do país continua sob a influência de uma onda de calor, que intensifica a circulação de ventos quentes no interior, bloqueando o avanço de frentes frias.

A previsão é de que o calor persista nessas regiões até a próxima sexta-feira, com a possibilidade de recordes de temperatura para o mês em algumas capitais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A partir de sábado (24), o tempo deve mudar em grande parte do Sudeste, com uma queda significativa nas temperaturas e previsão de chuva em vários estados da região.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile