Brasil

Brasil ganha 19 medalhas em competição internacional de matemática

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Seis alunos do Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), com idades entre 18 e 21 anos, conquistaram seis medalhas na 31ª International Mathematics Competition for University Students (IMC), realizada em Blagoevgrad, na Bulgária, entre os dias 5 e 11 deste mês.

A equipe da PUC Rio garantiu duas medalhas de ouro, além de duas de prata e duas de bronze, posicionando a universidade como a melhor entre as seis instituições brasileiras que participaram da competição.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No total, os estudantes brasileiros conquistaram 19 medalhas na IMC, sendo três de ouro, nove de prata e sete de bronze. Arthur Moreira e João Arthur Marques Linhares receberam medalhas de prata, enquanto Gabriella Morgado e João Marcelo Ribeiro Monteiro de Carvalho foram premiados com bronze.

Miguel Batista e Luis Felipe Pestana Giglio, com 65 e 62 pontos, respectivamente, alcançaram as melhores pontuações pelo Brasil, juntamente com Pablo Andrade Carvalho Barros, da FGV Rio, que obteve 61 pontos e também conquistou uma medalha de ouro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além da PUC Rio, outras instituições brasileiras participaram da IMC 2024, como a Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV Rio), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A PUC Rio foi a única instituição brasileira a contar com representantes femininas na equipe e na liderança.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Miguel Batista, um dos vencedores, revelou que a preparação da equipe envolveu estudos de longo prazo de forma individual e encontros semanais em grupo para resolver problemas, já na fase final. Esta foi sua quarta participação na IMC, sendo duas edições online e duas presenciais, tendo conquistado medalhas de bronze nas três primeiras.

A medalha de ouro conquistada em 2024 teve um significado especial para Miguel, por ser sua última participação como estudante universitário, já que se formou em matemática.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Atualmente, ele está cursando mestrado na área de computação e planeja trabalhar fora do país, além de participar de olimpíadas de matemática como professor e líder.

A liderança da equipe da PUC Rio ficou a cargo de Luize D’Urso, que ocupou o posto pela segunda vez, sendo a primeira em 2022, em uma edição online.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Com graduação e mestrado em matemática pela PUC Rio, Luize destacou a importância da participação do líder na revisão da correção das provas, garantindo que a pontuação atribuída seja justa.

Ela conseguiu ajustar a pontuação de algumas questões, o que foi crucial para a conquista da medalha de ouro por Miguel Batista.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Atualmente, Luize está realizando doutorado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pretende, no futuro, lecionar na PUC Rio.

Na IMC, os estudantes enfrentam desafios em álgebra, geometria e análise, com quatro horas diárias para resolver as questões. As premiações variam de acordo com os pontos acumulados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Desde 2008, os alunos da PUC Rio já conquistaram 44 medalhas na competição, sendo 11 de ouro, 16 de prata e 17 de bronze.

O professor Sinésio Pesco, diretor do Departamento de Matemática do CTC/PUC-Rio, ressaltou que a participação em eventos olímpicos de matemática tem sido um atrativo para os estudantes, além de a PUC Rio ser reconhecida como um centro de excelência na área.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile