Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Uma operação da Polícia Civil de Santa Catarina resultou na busca e apreensão de materiais nazistas na casa de um homem suspeito de apologia ao nazismo. A ação aconteceu nesta sexta-feira (23) em Laguna, mas as investigações tiveram início em Tubarão, após uma denúncia de que o indivíduo teria sido visto usando uma camiseta com símbolos nazistas em público no ano passado.
Durante a operação, os policiais encontraram diversos objetos que fazem apologia ao nazismo, além de um telefone celular que será periciado para identificar possíveis comparsas. A apologia ao nazismo é crime previsto em lei no Brasil e pode resultar em pena de reclusão.
“A investigação começou a partir de uma denúncia anônima, o que demonstra a importância da participação da comunidade no combate a esse tipo de crime”, afirmou o delegado Leonardo Silva. “Após a denúncia, iniciamos as investigações e constatamos que o suspeito fazia parte de grupos que divulgavam conteúdo nazista nas redes sociais.”
O delegado ressaltou a gravidade do crime de apologia ao nazismo e a necessidade de combater a disseminação de ideias que incitam o ódio e a discriminação. “A apologia ao nazismo é um crime hediondo que fere a dignidade da pessoa humana e não será tolerado”, disse Silva.