Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Polícia de São Paulo prendeu na segunda-feira (26) o quarto suspeito de envolvimento nos incêndios que atingiram o interior do estado. A prisão ocorreu em Batatais, onde um homem de 27 anos foi detido em flagrante por incendiar um pasto.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, foram apreendidos com ele um isqueiro, uma caixa de fósforos e uma tesoura. O fogo causado pelo suspeito chegou a atingir uma residência.
Outras prisões relacionadas aos incêndios foram realizadas recentemente: na manhã de ontem, uma pessoa foi presa em Porto Ferreira, enquanto, no final de semana, dois suspeitos foram detidos em São José do Rio Preto e em Batatais.
A Defesa Civil de São Paulo informou que todos os focos de incêndio foram controlados, mas o estado permanece em alerta máximo para queimadas em 48 municípios. Com a situação estabilizada, as rodovias afetadas pelas queimadas foram liberadas. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Artesp seguem monitorando a situação para garantir a segurança nas estradas, especialmente em relação a possíveis focos de fogo e fumaça que possam comprometer a visibilidade.
No domingo (25), o governador Tarcísio de Freitas decretou estado de emergência em 45 cidades do interior devido aos incêndios florestais que começaram na sexta-feira (23). O decreto, com validade de 180 dias, foi publicado no Diário Oficial do estado.
Para auxiliar no combate aos incêndios, além dos helicópteros Águia da Polícia Militar, a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou uma aeronave KC-390 e dois helicópteros, em parceria com o Governo Federal. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento também lançou um pacote de ações para apoiar os produtores rurais afetados, com a liberação de R$ 10 milhões. Os produtores terão acesso a até R$ 50 mil, sem juros, para custeio emergencial e recuperação da produção.
A Polícia Federal investigará as causas dos incêndios. Segundo o diretor-geral Andrei Rodrigues, dois inquéritos serão abertos para apurar possíveis crimes nas regiões de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.