Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Polícia Federal (PF), com o apoio do IBAMA, cumpriu nesta sexta-feira (06) um mandado de busca e apreensão em Campinas (SP) para investigar a suposta criação, venda e exportação ilegal de animais silvestres por um morador da cidade.
A operação foi desencadeada após a apreensão de uma encomenda enviada para a Alemanha, em 5 de outubro de 2023, que continha 73 aranhas da família Theraphosidae, sendo 43 do gênero Avicularia.
O pacote foi interceptado em um centro de distribuição dos Correios, onde as aranhas foram encontradas em condições inadequadas, acondicionadas em pequenos frascos plásticos, sem alimento, dentro de uma caixa de papelão. A exportação foi realizada sem a licença ambiental necessária, e os animais foram encaminhados ao IBAMA para a destinação adequada.
O mandado foi expedido pela Primeira Vara Federal de Campinas, como parte da Operação Arachne. O investigado poderá ser responsabilizado pela venda e exportação ilegal de fauna silvestre, além de outros crimes que possam ser identificados durante as investigações.