Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Um bombeiro do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) ficou ferido neste domingo (15) enquanto atuava no combate a um incêndio de grandes proporções que atinge o Parque Nacional de Brasília. O militar foi socorrido e levado ao hospital, mas seu estado de saúde não foi divulgado.
O incêndio, que começou por volta das 11h24, afeta áreas de vegetação densa e com muitas árvores, o que tem dificultado o trabalho das equipes de controle. Além disso, há focos em regiões isoladas, complicando ainda mais o combate às chamas. O CBMDF mobilizou 52 bombeiros, 20 agentes do ICMBio, cinco agentes do Ibram, além de sete viaturas, duas aeronaves — uma de asa fixa e um helicóptero de resgate — e um drone para monitoramento da área.
A operação é coordenada em conjunto com o ICMBio, e, segundo o CBMDF, os trabalhos seguirão durante a noite para evitar que o fogo se alastre. O coordenador de Proteção Ambiental do CBMDF e o chefe de equipe do ICMBio estão avaliando a situação em busca de estratégias mais eficazes para conter o avanço das chamas.
Até o momento, não foi possível determinar a extensão da área atingida nem a origem do incêndio.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoou o Parque Nacional de Brasília neste domingo para acompanhar de perto a situação. Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que o governo federal está prestando apoio ao CBMDF no combate ao incêndio, reforçando o compromisso com a proteção ambiental.