Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na tarde de quarta-feira (18), dez crianças, com idades entre 10 e 13 anos, desmaiaram e outras apresentaram mal-estar em uma escola pública no DF devido à fumaça de um incêndio nas proximidades. O Centro de Ensino Fundamental (CEF) 19, localizado em Taguatinga, precisou interromper as aulas em função da situação.
A fumaça, originada de uma queimada nas imediações da escola, invadiu as salas de aula. Por ser um colégio com gestão compartilhada com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), os militares foram rapidamente acionados para prestar socorro às crianças afetadas.
Fotos registram o momento em que uma aluna é carregada no colo para uma sala de atendimento, enquanto outros estudantes receberam cuidados médicos no pátio da instituição.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a umidade relativa do ar caiu para 21%, com a temperatura máxima atingindo 33ºC no Gama.
No período da tarde, o CEF 19 contava com 344 alunos matriculados entre o sexto e o nono ano. Alguns estudantes não puderam retornar para casa sozinhos e precisaram aguardar a chegada dos pais.
Além do CEF 19, outras 24 escolas públicas no DF, situadas na Asa Norte, Cruzeiro, Varjão e Lago Norte, também suspenderam as aulas nesta quarta-feira devido à fumaça das queimadas.
O Distrito Federal está há 148 dias sem precipitações. De acordo com o Inmet, a temperatura média prevista para setembro é de 29ºC, mas as temperaturas registradas até agora têm superado significativamente essa média. Na terça-feira (17), foi registrado o dia mais quente do ano, com os termômetros marcando 35,3ºC na estação de Águas Emendadas, em Planaltina. O recorde anterior havia sido de 34,7ºC no dia anterior.