Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, na última segunda-feira (23), os prazos para a realização de procedimentos relacionados à Avaliação da Prática do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024.
Entre as atividades previstas, destacam-se o preenchimento da declaração de existência de estudantes habilitados para a Avaliação da Prática, o cadastro de orientadores e supervisores de estágio, a inscrição de estudantes habilitados para a Avaliação da Prática e a capacitação dos supervisores de estágio sobre essa avaliação.
Além disso, teve início o período para preenchimento do Questionário do Estudante. Os alunos habilitados, tanto para a avaliação teórica quanto para a Avaliação da Prática, devem preencher o formulário até o dia 23 de novembro.
Esse procedimento é obrigatório para garantir a regularidade dos inscritos no exame, cuja prova está agendada para o dia 24 de novembro.
Os prazos estabelecidos são os seguintes: o preenchimento da declaração de existência de estudantes habilitados para a Avaliação da Prática deve ser realizado entre 23 de setembro e 15 de novembro; o cadastro de orientadores e supervisores de estágio, assim como o preenchimento dos dados pessoais dos supervisores, ocorre também entre 23 de setembro e 15 de novembro.
As inscrições de estudantes habilitados para a Avaliação da Prática devem ser feitas no mesmo período, enquanto o preenchimento do Questionário do Estudante vai até 23 de novembro.
O Questionário de Avaliação da Prática pelo estudante poderá ser preenchido até 3 de dezembro.
A capacitação para supervisores e orientadores de estágio sobre a Avaliação da Prática está programada entre 23 de setembro e 29 de novembro.
Nesta edição, o exame terá um enfoque na avaliação dos cursos que formam professores para a educação básica, com o objetivo de aprimorar os processos avaliativos e as evidências sobre a formação de docentes no Brasil.
O Enade, realizado anualmente pelo Inep, é um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem a função de avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos das diretrizes curriculares.
Além disso, o exame analisa o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para aprofundar a formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial.
A inscrição é obrigatória para todos os alunos de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica ou prática, conforme os critérios estabelecidos em edital.