Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para a região central do Rio Grande do Sul (RS), devido à tempestade prevista para os próximos dias. O fenômeno deve trazer chuvas de 30 a 100 milímetros por dia, ventos de até 100 km/h e possibilidade de granizo.
Com a previsão, há risco de alagamentos, queda de árvores, cortes de energia elétrica e danos a plantações. O período mais crítico está previsto entre a manhã desta terça-feira (24) e as 15h de quarta-feira (25).
As áreas mais vulneráveis incluem a região metropolitana de Porto Alegre, além das regiões centro-ocidental, centro-oriental, noroeste, sudeste, sudoeste e nordeste do estado.
O Inmet orienta os moradores dessas áreas a evitar abrigo sob árvores durante rajadas de vento, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também recomenda não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda.
Durante as chuvas intensas, é aconselhável desligar aparelhos eletrônicos e o quadro de energia para prevenir acidentes. Em casos de emergência, os números da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros são 199 e 193, respectivamente.