Brasil

PF e Receita Estadual deflagram operação contra o contrabando de grãos na fronteira gaúcha

(Divulgação)

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A Polícia Federal (PF), em parceria com a Receita Estadual do Rio Grande do Sul, desencadeou nesta terça-feira (24) a fase ostensiva da Operação Tebas. A ação tem como objetivo desarticular uma associação criminosa envolvida em um esquema milionário de contrabando de grãos, principalmente soja e milho, provenientes da Argentina e trazidos ao Brasil por meio de portos clandestinos nas margens do Rio Uruguai.

A operação mobilizou 54 policiais federais e 14 auditores-fiscais da Receita Estadual, que estão cumprindo 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Crissiumal/RS, Tiradentes do Sul/RS e Curitiba/PR.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, medidas de bloqueio de contas bancárias vinculadas a pessoas físicas e jurídicas estão sendo implementadas, com valores superiores a R$ 80 milhões. Também estão sendo sequestrados e arrestados diversos automóveis e imóveis, assim como criptoativos.

As investigações, iniciadas em 2021, apuram uma organização criminosa dedicada ao contrabando de grãos e à lavagem de dinheiro, por meio da criação de várias empresas de fachada.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Estas empresas eram utilizadas para emitir notas fiscais falsas, conferindo aparência de legalidade às mercadorias introduzidas ilegalmente no Brasil.

Com base nessa documentação fraudulenta, as cargas eram transportadas dos portos clandestinos para as empresas destinatárias, que, em seguida, distribuíam os produtos pelo estado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Há indícios de que esse consórcio criminoso tenha emitido notas fiscais que totalizam mais de R$ 209 milhões.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile