Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para resgatar brasileiros no Líbano aterrissou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), às 10h25 deste domingo (06). A aeronave, que partiu de Beirute no sábado (05) às 13h18, horário de Brasília, trouxe 229 passageiros, incluindo 219 adultos, 10 crianças de colo e duas cidadãs uruguaias.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Defesa, José Múcio, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e outras autoridades estavam presentes para receber os repatriados em Guarulhos. No momento, o avião está taxiando na pista.
A aeronave KC-30 fez uma parada técnica em Lisboa, de onde partiu às 23h56. Além dos brasileiros, o voo trouxe três animais de estimação e contou com uma equipe de profissionais de saúde para prestar assistência durante a viagem.
Esta é a primeira ação da Operação “Raízes do Cedro”, lançada pelo governo federal, que tem como meta resgatar cerca de 500 brasileiros por semana do Líbano, em resposta ao agravamento do conflito entre Israel e o grupo libanês Hezbollah.
O Líbano abriga a maior comunidade brasileira no Oriente Médio, com mais de 20 mil pessoas, e cerca de 3 mil brasileiros já manifestaram interesse em retornar ao Brasil.
O segundo voo está previsto para a próxima semana, dependendo das condições de segurança no local.