Brasil

“Perigo”: Inmet eleva alerta de tempestade em SP e no centro do país na sexta

Paulo Pinto/Agencia Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou o status de alerta de tempestades, elevando-o de “perigo potencial” para “perigo” em cinco estados do centro do Brasil. A área de atenção inclui partes de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

De acordo com os meteorologistas, entre esta sexta-feira, 18, e sábado, 19, há alta probabilidade de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros ao longo do dia, além de ventos fortes que podem variar de 60 a 100 km/h e risco de granizo. Essa situação climática traz consigo o risco de cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Embora o interior de São Paulo e o sul de Minas estejam sob risco de temporais, as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro não estão na zona de alerta, já que continuam a ser influenciadas por uma frente de calor que se estende pelo litoral.

Para as áreas críticas, o Inmet recomendou precauções padrão. Em caso de rajadas de vento, é aconselhável não se abrigar sob árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Caso seja possível, é recomendado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O coronel Henguel Pereira, coordenador da Defesa Civil paulista, enfatizou a importância de os cidadãos prestarem atenção aos alertas e terem consciência dos riscos durante chuvas e ventos fortes. Ele aconselhou a evitar áreas abertas, encostas, e ter cuidado com quedas de árvores, além de buscar abrigo seguro.

Dentre as orientações de segurança, destacam-se evitar lugares abertos, como praias e campos de futebol, manter distância de objetos altos e isolados, como árvores e postes, e não tomar banho durante a tempestade. Em caso de ventos fortes, é essencial ter atenção com a queda de árvores, postes e fios. As pessoas não devem tentar atravessar enxurradas ou andar em áreas alagadas, e, se estiverem em áreas de encosta, devem observar sinais de movimentação do solo, como rachaduras ou inclinações de árvores e postes. Caso um fio energizado caia sobre o veículo, o ideal é permanecer dentro e acionar o serviço de emergência.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Defesa Civil Nacional disponibiliza um sistema de alerta via SMS pelo número 40199, onde basta enviar uma mensagem com o CEP da área de interesse, ou via WhatsApp pelo número (61) 2034-4611.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile