Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O oitavo voo de repatriação de brasileiros e familiares da zona de conflito no Líbano decolou de Beirute nesta quinta-feira (24), às 13h18 (horário de Brasília), com 239 passageiros a bordo, incluindo 19 crianças e três animais de estimação. A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) deve pousar em Guarulhos na madrugada de sexta-feira (25).
Com a conclusão dessa etapa, a Operação Raízes do Cedro terá resgatado 1.638 brasileiros e familiares, além de 19 pets, desde o início das ações em 2 de outubro. Ao desembarcarem no Brasil, os repatriados são recebidos por equipes do Ministério do Desenvolvimento Social, da Força Nacional do SUS, da Polícia Federal e da Receita Federal.
Durante a escala técnica em Lisboa, o grupo conta com o apoio da Embaixada Brasileira e da Adidância de Defesa. O Itamaraty mantém contato com brasileiros no Líbano para avaliar a necessidade de novos voos, dependendo das condições de segurança.
O governo brasileiro reitera o alerta para que cidadãos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, se possível, deixem o Líbano por conta própria. O aeroporto de Beirute segue operando com voos da companhia Middle East Airlines.
Desde o início da operação, o Brasil também enviou mais de 47 toneladas de insumos, como medicamentos e cestas básicas, ao Líbano. Cinco carregamentos com itens de saúde, como seringas e soluções de reidratação, já foram despachados pelo SUS e por doações arrecadadas por entidades ligadas à comunidade libanesa no Brasil.
Além do acolhimento humanitário, as equipes da Força Nacional do SUS, compostas por médicos, enfermeiros e psicólogos, prestam atendimento físico e mental aos repatriados. Essas equipes têm à disposição um manual de costumes locais para oferecer um atendimento mais humanizado. Entre os atendimentos mais comuns estão desidratação leve, suporte psicológico e controle de crises hipertensivas.
O Ministério da Justiça, por meio da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, atua na identificação e controle de entrada dos repatriados. O Ministério da Agricultura e Pecuária segue aplicando protocolos especiais para a entrada de pets, flexibilizando a documentação exigida.
A Operação Raízes do Cedro foi ordenada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva diante do agravamento do conflito entre Israel e o Hezbollah no Líbano, e segue os moldes da Operação Voltando em Paz, realizada entre 2023 e 2024 para repatriar brasileiros da Faixa de Gaza, Cisjordânia e Israel.