Brasil

Placa da Estátua de Marielle Franco é Reinstalada Após Furto no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação/Prefeitura do

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A placa de identificação da estátua de Marielle Franco, a vereadora brutalmente assassinada em março de 2018, foi reinstalada na última sexta-feira (25) pela Secretaria Municipal de Conservação. O item original foi furtado em setembro deste ano, no Centro do Rio de Janeiro.

Segundo a secretaria, a nova placa mantém as mesmas inscrições do modelo original, mas foi confeccionada em aço escovado, material que oferece maior durabilidade em ambientes externos e possui um valor comercial mais baixo, o que pode ajudar a desencorajar atos de vandalismo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, a nova peça recebeu um tratamento de restauro com pátina, uma técnica que aplica várias camadas de tinta para conferir um aspecto envelhecido. A fixação foi feita utilizando parafusos e uma cola especial para garantir sua estabilidade.

A Secretaria Municipal de Conservação também aproveitou a ocasião para reinstalar réplicas em resina das tartarugas que foram furtadas do Chafariz das Saracuras, uma obra assinada por Mestre Valentim, localizada na Praça General Osório, em Ipanema, na Zona Sul do Rio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

“A Gerência de Monumentos e Chafarizes está constantemente pesquisando novos materiais que ajudem a inibir vandalismos e a violência contra o patrimônio público. A primeira figura humana reproduzida em resina foi reinstalada em 2023: o busto de Orlando Silva, que foi furtado duas vezes no Cachambi”, informou a secretaria à imprensa local.

Outras ações de recuperação incluem o restauro da escultura “Luar do Sertão” (jaguar), que também teve a cauda furtada várias vezes, localizada na Praça General Osório.

“As tartarugas também foram restauradas e agora completam o conjunto do chafariz totalmente recuperado”, concluiu a Secretaria Municipal de Conservação, ressaltando o empenho em proteger e valorizar o patrimônio cultural da cidade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile