Brasil

Novembro terá três feriados nacionais este ano

Foto: Flickr/MTur

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A partir deste ano, novembro terá três feriados nacionais no Brasil. O dia 20 de novembro, que até então era celebrado em algumas cidades e estados por meio de legislações locais, será oficialmente reconhecido em todo o país como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Essa mudança foi possível após a sanção, em dezembro de 2023, de uma lei aprovada pelo Congresso Nacional, que estabelece o feriado em memória da morte do líder do Quilombo dos Palmares, um importante símbolo de resistência à escravidão durante o período colonial.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Desde 2003, as escolas brasileiras têm incluído o ensino de história e cultura afro-brasileira em seus currículos. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, enfatizando a relevância da cultura afro-brasileira e a luta contra o racismo no país. Apesar de ser uma data comemorativa, até agora não era considerada feriado.

Os outros feriados nacionais do mês caem nos dias 2 e 15 de novembro. O Dia de Finados, celebrado neste sábado, é um momento para homenagens aos mortos, tradicionalmente marcado por visitas a cemitérios e celebrações religiosas. Já no dia 15, uma sexta-feira, os brasileiros comemoram a Proclamação da República, que remete a 1889, quando o Marechal Deodoro da Fonseca assinou o Decreto 1, encerrando a monarquia e instaurando a república no Brasil.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além desses feriados nacionais, diversas datas estaduais e municipais podem ser observadas em novembro. Por exemplo, no Distrito Federal, o dia 30 é feriado em celebração ao Dia do Evangélico, conforme a Lei Distrital nº 963/1995.

Embora tenha sido sancionada em 2010 como Dia Nacional do Evangélico essa data não é considerada um feriado nacional.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile