Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Polícia Civil prendeu, na terça-feira (5), um servidor da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, identificado como Diego, supostamente acusado de aplicar um golpe de falso leilão online de um Porsche Macan avaliado em mais de R$ 300 mil. A vítima, que havia arrematado o carro em um site de leilão, nunca recebeu o veículo e não obteve mais nenhum contato com o suposto leiloeiro.
A prisão foi fruto das investigações realizadas pela 14ª Delegacia de Polícia (Leblon), iniciadas no final de 2023. A vítima procurou a delegacia após perceber que o prazo de entrega do carro já havia expirado, sem ter qualquer retorno por parte dos envolvidos na transação. “Ela fez o pagamento de R$ 328.220,00, mas, após o depósito, não recebeu o veículo e nem conseguiu mais contato com os responsáveis”, explicou a delegada Thaianne Moraes.
Ao longo da investigação, os agentes conseguiram rastrear a transação bancária e identificaram o servidor público como o principal beneficiário do valor depositado. A 27ª Vara Criminal da Capital autorizou a prisão de Diego Evangelista, que foi detido em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, onde morava em um imóvel próximo a uma escola da rede pública.
De acordo com as autoridades, o golpe consiste em um falso leilão, onde o site utilizado pela quadrilha simulava ser um leilão legítimo, enganando as vítimas com a promessa de que estariam arrematando veículos valiosos. As imagens do Porsche Macan eram usadas apenas para atrair compradores, mas o veículo nunca foi entregue.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação repudiou o crime e informou que o servidor foi afastado de suas funções. A pasta também informou que iniciou um procedimento interno para a demissão de Diego Evangelista.
A investigação continua, com o objetivo de identificar outras possíveis vítimas e os demais envolvidos na fraude.