Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
No fim da tarde desta terça-feira (5), as regiões leste e norte, juntamente com parte do centro da cidade de São Paulo, foram colocadas em estado de atenção para alagamentos devido às intensas chuvas. O alerta foi emitido pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo às 17h27 e se estendeu até a marginal Tietê.
Por volta das 18h45, o estado de atenção foi expandido para toda a cidade, com especial atenção para o bairro Jaçanã, na zona norte, onde havia o risco iminente de transbordamento do córrego Paciência, na avenida Edu Chaves.
As chuvas intensas foram ocasionadas pela formação de áreas de instabilidade devido ao calor e à umidade na cidade, causando alagamentos e dificultando o trânsito. Às 17h, a temperatura máxima registrada na estação automática de Santana, na zona norte, foi de 31,7°C.
No interior paulista, os termômetros também alcançaram altas temperaturas, com 36,9°C em Presidente Prudente e 35,6°C em Lins, segundo a Defesa Civil estadual.
O CGE alerta para o potencial de rajadas de vento e formação de alagamentos durante as próximas horas, inclusive à noite, devido ao tempo instável. No começo da noite, algumas ruas, como as ruas Chico Pontes e Coronel Marques Ribeiro, na região da Vila Maria, zona norte, tornaram-se intransitáveis. Na região central, a alameda Barão de Campinas, no bairro Campos Elíseos, também alagou.
O trânsito na cidade enfrentou grandes congestionamentos, registrando 705 km de lentidão às 18h, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
A previsão é que a frente fria que passa pelo litoral de São Paulo continue a causar instabilidades pelo menos até esta quarta-feira (6), com queda nas temperaturas e possíveis pancadas de chuva na capital paulista.