São Paulo

Ubatuba decreta situação de emergência após fortes chuvas causarem estragos na cidade

A Prefeitura de Ubatuba decretou situação de emergência na tarde desta sexta-feira (8), em decorrência dos danos provocados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade desde quarta-feira (6). A decisão foi tomada após reunião entre a prefeitura, a Defesa Civil de São Paulo e o Exército Brasileiro.

De acordo com a Defesa Civil, o município recebeu mais de 344 milímetros de chuva em apenas 72 horas, volume superior à média histórica do mês de março (311 mm). As chuvas intensas causaram significativos danos materiais e ambientais, além de prejuízos sociais e econômicos. Diversos deslizamentos de terra, obstrução de rodovias e danos severos às vias locais foram registrados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O decreto, com validade de seis meses, permitirá a mobilização de todos os órgãos municipais para ações de resposta nas áreas afetadas e facilitará a adoção de medidas de urgência, como a liberação de verbas para a realização de obras. O objetivo é minimizar os impactos das chuvas e garantir o bem-estar da população.

Entre os estragos, a interdição de um trecho da serra da rodovia Oswaldo Cruz, que liga Ubatuba a Taubaté, se destaca. A via era o único acesso para a comunidade do bairro Folha Seca, deixando cerca de 800 a 1.000 moradores ilhados. A Defesa Civil ainda informa que 17 pessoas do bairro Taquaral estão desabrigadas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile