Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Com a onda de calor que afeta as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do país, São Paulo registrou nesta sexta-feira (15) uma temperatura de 34,3°C, igualando o recorde histórico para o mês de março. Esse valor também corresponde às duas maiores temperaturas deste ano, ocorridas em 8 e 9 de janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou que essa marca foi observada na estação meteorológica do Mirante de Santana, localizada na zona norte da cidade, por volta das 15h.
A última vez que São Paulo atingiu 34,3°C foi em março de 2012. Com a onda de calor persistindo na região, a expectativa é que esse recorde seja superado no sábado (16), com a previsão de temperatura podendo chegar a 35°C.
Este ano, apenas dois dias registraram temperaturas tão elevadas na capital paulista, durante o auge do verão, em 8 e 9 de janeiro.
A intensidade do calor é ainda mais forte no interior do estado. Das seis maiores temperaturas registradas pelo Inmet no país nesta sexta-feira, três foram em cidades paulistas. O município de Paranapanema (SP) registrou a maior temperatura, com 39,3°C, seguido por Jardim (MS), com 39°C, e Valparaíso (SP) e Marechal Cândido Rondon (PR), ambos com 38,9°C. Além disso, Dracena (SP) registrou 38,8°C, e Rancharia (SP) 38,7°C.
Segundo o mapa das estações meteorológicas do Inmet, às 15h diversas outras cidades paulistas também registravam temperaturas acima dos 36°C, principalmente nas regiões central, norte e oeste do estado.
O alerta amarelo de perigo potencial do Inmet, indicando risco à saúde devido a temperaturas 5°C acima da média, permanece em vigor até às 18h de domingo, mantendo a previsão de possível recorde de temperatura.